10/08/2015 14h00m
Um artigo elaborado pela professora Marlene Jesus Soares Bezerra, de Engenharia de Produção, em conjunto com o aluno Ilram Vitoriano de Albuquerque, do mesmo curso, acaba de ser publicado na Revista Tecnologia e Cultura, do CEFET-RJ. O texto, intitulado “Aplicação do Ciclo PDCA no grupo cultural Reconca Rio”, é fruto de um estudo de caso que buscou implementar melhorias nos processos de produção do grupo carioca. O Reconca Rio é formado por músicos e bailarinas e tem como objetivo a pesquisa, a defesa e a divulgação do Samba de Roda.
A aplicação do ciclo PDCA (metodologia de análise de gestão constituída por planejamento, execução, verificação e ação, respectivamente) no Reconca Rio começou com uma reunião envolvendo os responsáveis identificados no organograma do grupo. No encontro, foram definidas as questões que fariam parte do formulário de pesquisa utilizado no estudo de caso. Em seguida, a pesquisa foi realizada com vinte entrevistados e os resultados foram dispostos em gráficos. Diante dos problemas levantados nas enquetes, definiu-se então um plano de ação, com a identificação dos entraves, as possíveis soluções, seus respectivos responsáveis e prazos.
Com as ações devidamente tomadas e definidas as responsabilidades dos integrantes do grupo para cada ação, foi realizado um evento, no dia 04/10/2014, com o nome de “Samba do Chapéu” , local onde o grupo se apresenta há cinco anos, de maneira privada, para o público.
A primeira característica constatada foi que o fluxo de atividades foi bem mais distribuído entre os integrantes e suas realizações ocorreram de maneiras simultâneas. Com as responsabilidades definidas aos produtores técnicos e aos produtores artísticos (tanto de sambadores quanto de sambadeiras), foi constatada uma diminuição significativa no tempo de processo entre as atividades de organização e alocação dos recursos e disponibilidade de materiais. A estética de apresentação do grupo revelou melhoras significativas com a correta distribuição das indumentárias das sambadeiras e as definições prévias realizadas anteriormente para os sambadores e seus respectivos materiais e instrumentos.
Os autores comprovaram, ao final do processo, que o uso da metodologia PDCA se mostrou eficaz na “definição dos entraves organizativos” do Reconca Rio e mostrou-se também eficiente na resolução dos problemas apontados pela equipe.
Para ler o artigo completo, clique aqui.