Governo do Estado








ASCOM
10/04/2015 18h40m



Solenidade marca a comemoração dos 10 anos da UEZO 


Uma cerimônia especial celebrou os 10 anos da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). O evento aconteceu na última quarta-feira, 08/04, e reuniu professores, funcionários, alunos e convidados na comemoração da primeira década da instituição.


Antes da cerimônia começar, o público prestigiou uma exposição com painéis sobre os cursos oferecidos pela Fundação. O Vice-reitor, João Bosco de Salles, abriu a solenidade, dando as boas vindas a todos os presentes. Ele lamentou a ausência do Reitor, professor Alex da Silva Sirqueira, cujo filho estava sendo submetido a cuidados médicos de emergência.


Na saudação aos homenageados, o Vice-reitor sintetizou o espírito da comemoração.


- Sinto-me aqui honrado de proferir algumas palavras nesta cerimônia, que celebra o décimo aniversário da UEZO e, ao mesmo tempo, homenageia pessoas que representam, com empenho, o fortalecimento da Uezo como instituição de ensino superior, com foco no desenvolvimento tecnológico, afirmou o Vice-reitor.


Em seguida, o público acompanhou uma apresentação da trajetória da instituição, a qual também foi lembrada no discurso do homenageado Sérgio Seabra, que já foi Pró-reitor de Graduação e é professor da casa desde a sua fundação.


- A UEZO é diferente. É a primeira universidade tecnológica do estado, cujo objetivo é gerar novas tecnologias, é formar mão-de-obra qualificada para essas novas tecnologias. Hoje nós temos alunos com grandes projetos, alunos que nós construímos, que surgiram com essa ideia de uma universidade nova. Tenho absoluta certeza de que a UEZO está vencendo e nós seremos a principal universidade produtora de tecnologia do estado do Rio de Janeiro, enfatizou Sérgio.


Mônica Vieira, uma das primeiras laboratoristas da UEZO, também foi homenageada. Emocionada, ela ressaltou o que considera a melhor parte de seu trabalho.


- A maior satisfação de trabalhar na UEZO é saber que a gente pode contribuir com a formação profissional dos alunos e mudar a vida desses alunos. Você saber que pode transformar a vida profissional de outra pessoa e fazer ela crescer, isso me deixa muito satisfeita, declarou Mônica.


A contribuição do ex-reitor da UEZO, Roberto Soares de Moura, foi lembrada na solenidade. Ele também foi contemplado com uma placa de homenagem pelo trabalho ao longo dos seus quatro anos de mandato.


- Foram quatro anos muito agradáveis para mim. Aprendi muita coisa. Conseguimos criar aqui uma equipe de alta competência. Todos nós trabalhamos com afinco. A UEZO está no caminho certo. Continuem trabalhando pela UEZO, que nós vamos chegar lá!, conclamou Roberto Soares de Moura.


Na ocasião, outros dois importantes colaboradores também foram homenageados: o Secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação, Gustavo Reis Ferreira e o Reitor da Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Silvério de Paiva Freitas.


O Subsecretário de Ciência e Tecnologia e Inovação, Miguel Badenes Prades Filho, representou o Secretário, que não pode comparecer. Em seu discurso, Badenes reiterou os compromissos da SECTI com a UEZO e parabenizou a comunidade ueziana.


- Parabenizo os dirigentes desta casa, os ex-dirigentes, todos os professores, todos os servidores técnico-administrativos, todos os alunos e, principalmente, os alunos, porque é quem faz o nome, quem leva a instituição. Os alunos da UEZO, os que eu conheço, eles têm representado muito bem a instituição, e espero que vocês professores, vocês, servidores, incentivem muito esses alunos e valorizem essa marca, porque essa marca é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado.


O Reitor da UENF também destacou a excelência da UEZO. Além disso, ele reafirmou a parceria entre as duas instituições.


- Um pioneirismo dentro do Rio de Janeiro, dentro do país e que, com dez anos, já mostrou para o que veio. Já tem patentes. Já tem formados. Já tem os egressos, tem o símbolo da universidade. UENF e UEZO caminham nessa direção, buscando alternativas para que se possa construir uma educação melhor no Rio de Janeiro e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para todos. Contem sempre com a nossa parceria, com a UENF, afirmou Silvério.


O criador da marca comemorativa dos dez anos da UEZO, o aluno Isaac Silva de Souza, do curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, também foi homenageado na cerimônia. Isaac explicou ao público como concebeu a marca que ilustrará todos os documentos e publicações da instituição ao longo deste ano. O aluno foi vencedor de um concurso no qual a comunidade ueziana escolheu a imagem que melhor representaria os 10 anos da instituição.


- Eu mantive a cor azul, que era a cor símbolo do nosso estado. As curvas internas do símbolo da UEZO, eu tornei mais paralelas, dando o significado de uma estrada de mão dupla, como um símbolo da relação de troca entre a instituição e os alunos. As estrelas dentro do símbolo da UEZO representam cada curso ministrado pela instituição. Para representar a Zona Oeste, escolhi uma folha de laranjeira, assim como a cor laranja em volta do nome “UEZO”, em referência ao cultivo de laranja, que marcou a economia regional e impulsionou o crescimento da nossa região, e, por último, o traço vermelho embaixo representa uma bandeira vermelha tremulando e tem um significado histórico de meados do século XV. É conhecida como a bandeira do desafio. Simbolizei uma flâmula vermelha para dizer que nós não nos entregaremos jamais!”, explicou o estudante.


O evento foi patrocinado pelas empresas Eco Rio e Falmec.


Galeria de fotos:

  • Exposição de painéis sobre os cursos oferecidos pela UEZO
  • Welcome Coffee no saguão do auditório
  • Assinatura do livro de presença
  • Apresentação da trajetória da UEZO
  • Os alunos Luiz Bruno Vianna e Carlos Alberto Oliveira apresentam a nova bandeira da UEZO
  • O professor Sérgio Seabra recebe a placa de homenagem da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina de Assis
  • Professor Sérgio Seabra discursando
  • O Técnico de laboratório Dermeval Teodoro Filho entregando a placa à Mônica dos Santos Vieira
  • A laboratorista Mônica Vieira discursando
  • A ex-auditora Eliane Alves Faria prestou a homenagem ao ex-reitor Roberto Soares de Moura
  • Roberto Soares de Moura discursando
  • O Pró-reitor de Extensão, Dario Nepomuceno, prestou a homenagem ao Reitor da UEZO, Alex da Silva Sirqueira
  • O Reitor da UENF, Silvério Paiva de Freitas, recebeu a placa das mãos do Assessor de Relações Institucionais da UEZO, Roberto Nicolsky.
  • Silvério de Paiva Freitas discursando
  • O Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Miguel Badenes Prades Filho e o Vice-reitor da UEZO, João Bosco de Salles
  • Miguel Badenes discursando
  • Coquetel
  • Apresentação musical com os alunos Larissa Jorge e Josemar Moisés, acompanhados pelo músico Thiago Frazão
  • O bolo dos 10 anos
  • O Vice-reitor e a aluna Rayssa Nascimento cortando o bolo