UEZO discute cotas na Alerj

O Reitor da UEZO, Alex da Silva Sirqueira, e o Pró-reitor de Graduação, Dario Nepomuceno, participaram na última quarta-feira, 27/08, da audiência pública convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discussão sobre o sistema de cotas, que entrou em vigor há onze anos através da Lei de Cotas (4.151/03). Neste período cerca de 7.700 alunos cotistas se formaram nas universidades estaduais do Rio de Janeiro.

Os representantes das três universidades estaduais apresentaram relatórios comparativos dos desempenhos dos estudantes cotistas e não cotistas.

Acompanhado pela Assistente Social da UEZO, Camila Montezano, o Pró-reitor de Graduação apresentou os dados do primeiro levantamento realizado em 2014. A pesquisa sinaliza que os estudantes cotistas da UEZO apresentam menor índice de evasão e concluem o curso em maior número do que os que chegam à universidade pela ampla concorrência.

Dario Nepomuceno destacou que a evasão é atualmente uma dificuldade e que todas as IES estão trabalhando para reduzi-la. Ele destacou que, entre outras iniciativas, a UEZO implantou este ano um setor social e transporte para facilitar o acesso dos estudantes.

- Estamos fazendo o possível para oferecer refeição e alojamento, mas a UEZO precisa de um campus para poder garantir mais serviços, destacou o prof. Dario.

O presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt, questionou se havia algum estudo comparativo com a movimentação dos estudantes antes da implantação do sistema de cotas.

- A UEZO tem nove anos e já começou com a política das cotas, explicou o Pró-reitor.

O Reitor da UEZO comentou ainda que a instituição tem enfrentado situações difíceis.

- A UEZO é um grande desafio, além de não ter um campus próprio não tem nem servidores administrativos no quadro, estamos trabalhando muito para a realização do concurso efetivo para técnicos administrativos, destacou.

Tanto para Sub-reitora de graduação da UERJ, professora Lená Medeiros Menezes quanto para a Pró-reitora de Graduação da UENF, professora Ana Beatriz Garcia, o sistema de cotas apresenta aspectos favoráveis. Nas duas instituições o perfil do estudante cotista foi equivalente ao encontrado na UEZO. A Pró-reitora da UENF destacou a baixa qualificação oferecida no ensino básico como um dos dados que levam ao alto índice de desistência dos universitários. De acordo com a Profa. Lená, na UERJ também há uma grande luta para que o aluno consiga finalizar o curso.

Também participou da mesa o Diretor executivo da Ong Educafro, Frei David Santos, que alertou para a necessidade de que o governo ofereça oportunidades de estágios nas instituições públicas, sinalizando que este poderia ser um incentivo a mais para o estudante permanecer na universidade. O representante da Procuradoria Geral do Estado, dr. Augusto Werneck, ressaltou que a Procuradoria apoia e também desenvolve iniciativas no sentido de aplicar as ações afirmativas, como o processo de cotas nos concursos.

Prof Alex, Frei David, Dr Augusto Werneck e o Prof Dario.

A Assistente social, o Reitor e o Pró-reitor de Graduação da UEZO.

01/09/2014 12h40m