Tintas para revestimento de praças submarinas é tema de dissertação





José Alex (em pé), a prof. dra. Ana Isabel de Carvalho, o prof. dr. Pedro Lisbôa Dias
e o presidente da banca, prof. dr. Carlos Alberto Ferreira (ao fundo).

“Eficiência de revestimentos anticorrosivos em praça de baterias de submarinos” foi o tema da dissertação defendida no dia 18/08, pelo aluno do Mestrado Profissional da UEZO, José Alex Rocha.

O engenheiro José Alex, que trabalha no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) há 25 anos – sendo 15 deles na ativação de baterias -, ingressou no mestrado com a proposta de pesquisar e realizar ensaios com dois grupos de corpos de prova a fim de avaliar a resistência de tintas anticorrosivas, feitas à base de epóxi e poliuretano, no revestimento das praças de baterias. Em um submarino, cada praça comporta cerca de 240 elementos de bateria.

Sob orientação do prof. dr. Carlos Alberto Martins Ferreira, José Alex concluiu, após sucessivos testes com 24 chapas e quatro tipos de pinturas diferentes, que os revestimentos que utilizam as substâncias epóxi e poliuretano são sim resistentes. Uma descoberta que pode mudar seu trabalho daqui para frente.

- Mesmo trabalhando com baterias, eu nunca tinha acompanhado essa parte de revestimento das praças. Não tinha ideia, por exemplo, da corresão que o ácido úrico pode provocar. O revestimento é um detalhe muito importante e muitas vezes as pessoas nem se dão conta, ressaltou José.

Participaram da banca examinadora os professores doutores Pedro Lisbôa Pereira Dias (AMRJ) e Ana Isabel de Carvalho Santana (UEZO).




19/09/2014 14h10m