Professora de Naval premiada no Rio Welding 2014





Tetyana Gurova



A professora do curso de Tecnologia em Construção Naval da UEZO, Tetyana Gurova, ganhou o prêmio Antonio Sergio Pizarro Fragomani, com o trabalho técnico “Efeito de migração das tensões residuais de soldagem”, apresentado no Rio Welding 2014, realizado em agosto, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Trabalhando com esta pesquisa há muito tempo a professora festeja por ter recebido o prêmio no momento em que instituições como o Centro de Tecnologia SENAI Solda, a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem e a Petrobrás se reúnem e promovem um evento juntas, reconhecido como uma oportunidade única de aliar conhecimento aos desafios tecnológicos da área de soldagem no Brasil, além de gerar conteúdos e compartilhamento de soluções.

Na UEZO, a pesquisadora ministra aulas sobre Soldagem, Tratamento térmico e Conformação mecânica. Ela conta que dois alunos da UEZO atuam neste trabalho de pesquisa.

- Trabalho com esta pesquisa há mais de vinte anos, atualmente dois dos meus alunos da UEZO participam e me auxiliam, explica a Dra Tetyana Gurova que também é pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Submarina no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE / UFRJ.

Resumo do trabalho:

Abstract. Soldagem é uma das principais operações tecnológicas na construção naval e é utilizada nas todas as etapas de fabricação do navio. Surgimento das distorções nos blocos de navios a serem montados é inevitável por causa das tensões residuais de soldagem, imperfeições geométricas nas etapas de corte das peças e sua junção. Correção das discordâncias dimensionais dos blocos de navio durante sua montagem envolve, entre outras, novas operações de soldagem chamadas solda de reparo, que em sua vez introduzem novas tensões residuais nos elementos da estrutura do navio. Neste trabalho são apresentados resultados experimentais de evolução das tensões residuais de soldagem no tempo. Foram analisadas operações de soldagem para junta de topo e de filete, assim como soldagem de reparo para chapas navais. As tensões residuais foram monitoradas utilizando método de difração de raios-X e método magnético que emprega o efeito inverso de magnetostrição. Os resultados experimentais mostram processo contínuo de redistribuição (migração) das tensões residuais de soldagem durante relativamente curto intervalo de tempo, com diferença significativa entre a distribuição inicial e sua distribuição final, duas semanas depois da soldagem. Observado efeito de redistribuição das tensões pode contribuir significativamente no entendimento dos processos relacionados às tensões residuais de soldagem, no ajuste dos modelos computacionais e na aplicação dos processos de tratamento de alívio das tensões de soldagem.





09/09/2014 14h50m