A cerimônia de abertura da VII Jornada de Ciência e Tecnologia da UEZO, ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 07 de outubro, no Auditório Daniel, contou com duas palestras, precedidas por uma performance teatral e pelos discursos de integrantes da equipe de gestão da instituição.
Os alunos do DCE, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Assessoria de Comunicação e a FOCO ESCOLA DE ESPETÁCULO (localizada próxima à UEZO), apresentaram a peça “O Vestido Azul”, buscando sensibilizar o público presente.
Em seguida, em seu pronunciamento, a professora Dra. Maria Cristina de Assis. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, apresentou o propósito e a estrutura de organização do evento; fez agradecimentos a todos os envolvidos, desde as esquipes de produção, até os apoiadores, em especial a patrocinadora Faperj. Ela ressaltou o papel de cada integrante da comunidade da UEZO na superação das adversidades, remetendo à necessidade de se vestir o “vestido azul”, em referência ao conteúdo da peça recém-apresentada.
O Vice-Reitor, professor Dr. João Bosco de Salles, falou em seguida, também citando o conteúdo da peça, defendendo a ideia de que a transformação social parte de cada indivíduo; e que o “milagre” de uma mudança partiria do “milagre” operado pela transformação pessoal.
Em seu discurso, o Pró-Reitor de Graduação, professor Dr. Dario Nepomuceno, salientou a força dos recursos humanos da UEZO, responsáveis, segundo ele, pelo fortalecimento da instituição, pela criação de sua identidade, bem como pelo seu crescimento ao longo de sua história.
O Reitor, professor Alex da Silva Sirqueira, elogiou e agradeceu a todos os envolvidos na VII Jornada de Ciência e Tecnologia, apresentando também informes sobre o restabelecimento do valor integral da bolsa dos estudantes cotistas e o andamento do processo de construção do Campus. Ele ressaltou que a reitoria está trabalhando ativamente em prol dos interesses dos vários atores que compõem a comunidade da UEZO, e que é preciso buscar conciliá-los. Em seguida, declarou oficialmente abertos os trabalhos da Jornada.
A primeira palestrante, a Dra. Leda Cardoso Sampson Pinto, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, falou sobre as diversas ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, no sentido de realizar a popularização da ciência e a transferência de tecnologia para populações em situação de pobreza e/ou vulnerabilidade social.
O segundo palestrante, o professor Dr. Evandro Vieira Ouriques, do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência, da Escola de Comunicação da UFRJ, tendo como tema “A Humanização da Universidade”, buscou fazer uma síntese das apresentações anteriores. Ele ressaltou a necessidade de uma reforma epistêmica, no que chamou de “nosso território mental”, visando a uma mudança nas relações psicopolíticas, que envolva a dissolução de barreiras e separações do tipo “eu x objeto”, “cultura x natureza”, que, segundo ele, estariam no fundamento da atual crise planetária.
Atualizado em 08/10/2014 17h20m
|