Fórum de Debates do DCE contribui para pensar o tema do desenvolvimento social na UEZO




No dia 07 de outubro, no Auditório Daniel, aconteceu o Fórum de Debates organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O evento contou com a participação de quatro palestrantes, entre eles o Reitor da UEZO, Alex Sirqueira, que falaram sobre temas interligando a questão do desenvolvimento social às universidades e, em especial, à UEZO.

O primeiro a falar foi Daniel Iliescu, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), que tratou do tema “Educação pra quem?” e ressaltou a necessidade dos estudantes permanecerem informados e participarem da discussão na Alerj a respeito das verbas destinadas para a educação no estado do Rio.

Depois, desenvolvendo o tema “Internet pra quem?”, Katja Augusto, doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de Coimbra, fez uma breve exposição sobre a realidade do acesso às TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação), analisando problemas relacionados à exclusão digital no Brasil e no mundo.

O terceiro palestrante, Luan Hugolino, tratou do tema “Meio Ambiente e os desafios de sua preservação”. Ele falou sobre questões ligadas ao tratamento de resíduos sólidos e casos de poluição específicos da Zona Oeste.

A Reitor da UEZO, Alex da Silva Sirqueira, discorreu sobre o tema “Experiência como gestor de uma universidade estadual”. Ele enfatizou as dificuldades ligadas à falta de recursos e de agilidade em licitações, por exemplo, assim como os desafios impostos pela tomada de decisão sobre temas nevrálgicos, citando o filme “Limite Vertical”, em que os protagonistas vivem o drama de decidir por sacrificar a vida de um deles em benefício dos demais. Segundo ele, boa parte de seu trabalho consiste em mediar conflitos, procurando atender os interesses comuns. Salientou que, como morador da Zona Oeste, onde realizou toda a sua formação, sempre sentiu na pele as questões locais e percebe a importância da UEZO como vetor de desenvolvimento regional. Informou aos estudantes que o valor da bolsa-auxílio, depois de negociações junto à Alerj, foi mantido em R$ 400,00, sem a redução que havia sido aprovada internamente, por ocasião do corte de verbas destinado à instituição.
A seguir, foi aberta a palavra para o público presente, para perguntas e considerações, que foram sendo respondidas pelos palestrantes. O professor Dario Nepomuceno, Pró-Reitor de Graduação, também presente, foi convidado a falar pela presidente do DCE, Paula Lima. Ele apresentou informes sobre ações que estão sendo realizadas em benefício dos estudantes, como a implantação de um serviço de alimentação, previsto para 2015.

Galeria de fotos:





08/10/2014 16h10m