UEZO comemora nove anos visando status de Universidade


20/03/2014 11h00m



Para comemorar os nove anos de existência, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) homenageou quatro brasileiros que apóiam e participam do seu crescimento e consolidação. O Deputado Estadual, Coronel Jairo, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Guilherme Eisenlohr, a Diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, Dayse Duque Estrada e a Capitão de Mar e Guerra, Vaciliki Xigis Dorneles, receberam a comenda “Medalha UEZO”, concedida pelo Conselho Universitário a personalidades que contribuem para o avanço da instituição..


 

Da esquerda para direita: a Capitão de Mar e Guerra, Vaciliki Xigis Dorneles; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Guilherme Eisenlohr; o Reitor da UEZO, Alex da Silva Sirqueira; O Deputado Estadual, Coronel Jairo e a Diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, Dayse Duque Estrada.
 

Uma apresentação de canto e dança dos alunos da Escola Técnica do Arsenal da Marinha (ETAM) abriu a cerimônia. Em seguida, o Reitor, Alex da Silva Sirqueira, destacou os avanços da UEZO nos últimos anos. Ele lembrou que mais de 80% do quadro docente da Fundação é formado por professores doutores e que quase 1.800 alunos estão matriculados na UEZO atualmente. Ressaltou ainda o aumento da procura pelos cursos da instituição: “Este ano, mais de 9.000 candidatos se inscreveram no sistema SISU a fim de concorrer às 380 vagas disponibilizadas”.



Apresentação dos alunos da Escola Técnica do Arsenal da Marinha (ETAM)


Em seu discurso, o professor Alex Sirqueira também falou sobre a necessidade da criação do campus para que a instituição possa atender à crescente demanda da Zona Oeste. “Nós temos condições de aumentar a qualificação da região para 6.000 alunos, mas, para isto, precisamos de espaço para criar mais cursos e o nosso parque tecnológico”, explicou o Reitor.

Na cerimônia, o Reitor da UEZO também falou sobre o futuro da instituição. “Ao traçar um panorama geral vejo que avançamos muitos nesses nove anos, mas, temos a obrigação de percorrer duas vezes mais essa caminhada nos próximos anos. Logo encaminharemos o processo para elevar a UEZO à condição de Universidade”. Alex Sirqueira destacou ainda iniciativas previstas para os próximos dias: “Buscaremos formas de reduzir a evasão com a criação do programa de assistência estudantil; ainda essa semana os micro-ônibus farão sua primeira viagem para transporte da comunidade; encaminharemos uma nova proposta de mestrado e realizaremos o concurso da logomarca alusiva aos dez anos da UEZO”.

Dirigindo-se ao superintendente da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), João Regazzi Gerk, que representou o Secretário Gustavo Tutuca, e ao Deputado Federal Otávio Leite, também presentes, Alex Sirqueira ressaltou a necessidade de implantação do projeto de dedicação exclusiva e da equiparação salarial dos técnicos. “A UEZO hoje é a única instituição que está com seu salário abaixo de qualquer outra Instituição de Ensino Superior do estado. Peço à Sect que dê isonomia entre as três instituições. Caros parlamentares, peço ajuda também nesta reinvindicação, que acredito, não é apenas da UEZO, mas de todos” , concluiu o Reitor.

A discente Paula Lima, membro do Diretório Central dos Estudantes da UEZO, representou seus colegas na cerimônia. Em seu discurso, a estudante reconheceu o trabalho dos quatro homenageados nos anos iniciais da instituição, mas destacou que ainda existem muitos desafios pela frente: “Eu espero que de hoje em diante, os estudantes tenham o direito efetivo à assistência estudantil e um espaço adequado para os estudos”.

Os homenageados agradeceram a iniciativa e foram unânimes em reafirmar a importância da UEZO para a Zona Oeste. A Diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, Dayse Duque Estrada, destacou a convivência harmoniosa entre secundaristas, universitários e funcionários ao longo de todo este período: “No início, os professores do Sarah tinham medo de terem a escola engolida pela Universidade”.

As homenagens foram registradas no livro tombo da UEZO, onde entrarão para a história da instituição como as primeiras comendas “Medalha UEZO”.



Membros do Conselho Universitário da UEZO (da esquerda para a direita): profa. dra. Patrícia Reis Pinto, prof. dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho, profa. dra. Marlene de Jesus Soares, prof. Judith Liliana Solorzano Lemos e o aluno Marcos Alves Gonçalves Júnior.

O Conselho Universitário da UEZO é formado por professores representantes dos cursos de graduação, um representante do segmento técnico-administrativo e um representante dos discentes. Compõem o Conselho: prof. dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho (Tecnologia em Construção Naval), profa. dra. Patrícia Reis Pinto (Tecnologia em Polímeros), profa. dra. Ana Isabel Carvalho Santana (Tecnologia em Processos Metalúrgicos), profa. dra. Marlene de Jesus Soares (Engenharia de Produção), prof. Judith Liliana Solorzano Lemos (Tecnologia em Biotecnologia e Ciências Biológicas), profa. dra. Jamila Alessandra Perini Machado (Farmácia e Tecnologia em Produção de Fármacos), profa. dra. Karla Tereza Figueiredo Leite (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação), Amada Zambrana (representante dos técnico-administrativos) e Marcos Alves Gonçalves Júnior (representante dos discentes).