Primeira defesa do Mestrado Profissional UEZO


25/03/2014 10h30m

Rogério Pereira de Alvarenga é o primeiro aluno a defender uma dissertação no Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais da UEZO. A tese, intitulada “Estudo do processo de soldagem por explosão para bimetálico:aço ASTM-A-131 e alumínio ASTM-B209 para aplicação na construção naval”, surgiu da tentativa de encontrar soluções para a combinação de metais utilizada na construção de diferentes partes de um navio. Na defesa, Rogério apresentou as conclusões de sua pesquisa, baseada em um sucessão de testes que o fez com os materiais metálicos em laboratórios da UEZO e da COPPE/UFRJ.

A pesquisa de Rogério Alvarenga foi orientada pelo professor da UEZO, Mauro Carlos Lopes Sousa, que presidiu a banca examinadora. Também fizeram parte da banca o coorientador, professor Juan Manuel Pardal (UFF), o professor Carlos Alberto Martins Ferreira (UEZO) e o professor João da Cruz Payão Filho (COPPE/UFRJ).

O mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais é coordenado pela profa. dra. Érika Cabral e tem como sub-coordenador o prof dr Alysson Clay. Foi implantado em 2012, com o apoio do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) e aprovação da CAPES.

O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (PPCTM) da UEZO e tem duração de dois anos, com aulas no turno da noite. São 360 horas de atividades teóricas, de pesquisa experimental e de aplicações tecnológicas em duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Caracterização de Materiais não Metálicos e Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Metálicos. Atualmente, o curso tem cerca de 60 alunos. A quinta turma do Mestrado começou as aulas no primeiro semestre de 2014.

A UEZO é uma instituição do governo do estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.




O aluno Rogério Alvarenga defendendo sua dissertação de mestrado profissional.