Plano de desenvolvimento da UEZO até 2017


31/03/2014 13h00m


O Pró-reitor de Graduação apresentou à comunidade da UEZO, na última quarta-feira (26/03), o Plano de Desenvolvimento Institucional da Fundação. O documento considera aspectos como a identidade da instituição, o plano pedagógico, a estrutura organizacional e as atividades que já desenvolve ou pretende desenvolver. O PDI vale para os próximos quatro anos.

Estiveram presentes no encontro o Reitor, Alex da Silva Sirqueira, o Vice-reitor, João Bosco de Salles, o Pró-reitor de Extensão, Roberto Nicolsky, docentes, discentes representantes do DCE e funcionários. Na apresentação, Dario Nepomuceno destacou a necessidade da participação de professores e alunos na elaboração do Plano. “A ideia é que a comunidade se manifeste sobre o que vamos apresentar, que proponha modificações, para que a gente possa então passar isso ao Conselho para aprovação”, explicou o Pró-reitor.

O Plano de Desenvolvimento Institucional contempla objetivos gerais e específicos. Entre as propostas para consolidação da missão da UEZO estão, a intensificação das relações com o setor industrial e o reforço do caráter empreendedor dos trabalhos científicos da instituição.

No documento também estão previstas diretrizes para o desenvolvimento da instituição. O Plano propõe a transformação da UEZO em Universidade, a ampliação das vagas de ingresso, a criação de mais quatro cursos de graduação a partir das demandas do mercado de trabalho e a expansão da biblioteca. Além disso, o PDI engloba uma proposta de reestruturação dos currículos dos cursos de graduação e a revisão periódica dos mesmos, uma medida que procura tornar a estrutura dos cursos mais dinâmica.


Outro ponto abordado pelo documento é o da necessidade de estratégias para diminuição da evasão escolar. Como tentativa de sanar o problema são apresentadas ações, já em andamento, como o mapeamento sócio-econômico dos discentes e a instituição do Programa de Assistência Estudantil (PRATES), que administrará questões como acompanhamento biopsicossocial, alojamento, atendimento médico, auxílio-alimentação e aulas de nivelamento acadêmico.

Em relação à área de pesquisa, o PDI prevê políticas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica entre os discentes e a criação e consolidação de novos programas de pós-graduação de base tecnológica.

Uma novidade do documento é o estabelecimento de um compromisso da UEZO com seus egressos, a partir da criação de um banco de dados dos ex-alunos.

Para mais informações sobre o PDI da UEZO mande um e-mail para a PROGRAD (prograd@uezo.rj.gov.br).