Geopolimerização abre turma de Mestrado


21/03/2014 16h00m

A quinta turma do curso de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais da UEZO foi recebida nesta terça-feira, 18/3, com uma aula inaugural apresentada pelo engenheiro mecânico e arquiteto, Felipe José da Silva. Ele falou sobre o “Exemplo bem sucedido da ciência dos materiais aplicada a tecnologia do concreto pré-moldado”. E, apresentou os resultados obtidos com uma longa pesquisa envolvendo a tecnologia da geopolimerização, que realizou e com a qual vem trabalhando.

Os novos alunos do curso foram envolvidos na trajetória de garra e dedicação apresentada pelo engenheiro. “Como fazer a indústria e a universidade conversarem” questionou o dr. Felipe José da Silva, explicando que no laboratório as simulações são feitas de forma controlada, mas na empresa as coisas são diferentes. “Então temos que encontrar alternativas para o uso adequado dos materiais”, finalizou.

No grupo de alunos formado por profissionais que buscam atualização para suas atividades, o matemático, Washington Fagundes, contou que tem muita expectativa de atuar como professor no ensino superior. Questionado como chegou até o curso da UEZO ele conta que ouviu, em 2013, uma entrevista do Ministro da Educação no programa “A Voz do Brasil”. “Ele falava sobre a importância do mestrado profissional que é avaliado e aprovado pela CAPES pesquisei no site da CAPES e achei o nome da UEZO”. O estudante complementa: “foi muito legal, pois, é perto de casa”.

Participaram da aula inaugural a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional da UEZO, profa Érika Cabral e os professores Alysson Clay e Mauro Carlos Lopes Souza.


O grupo de alunos que ingressa no Mestrado profissional para o semestre 2014.1.

O prof dr. Mauro Lopes, a profa Dra. Érika Cabral, o prof. Dr. Alysson Clay e
o palestrante dr. Felipe José da Silva.