UEZO e o Plano Estadual de Educação


29/05/2014 15h45m

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniu em audiência pública, nesta quarta-feira, 28/05, para fechar o ciclo de avaliação das realizações das metas previstas no Plano Estadual de Educação. Neste encontro, representantes das instituições de ensino superior públicas, UEZO, UERJ, UENF, Faetec e o consórcio Cederj/Cecierj comentaram sobre as 17 metas relacionadas ao tema no PEE.

O Vice-reitor da UEZO, professor João Bosco de Salles, representando o Reitor que está em viagem, destacou a importância da construção do campus para que metas como a intensificação em pesquisas e outras atividades acadêmicas sejam desenvolvidas com mais envolvimento, em ambiente apropriado. Outro aspecto apontado pelo Vice-reitor foi a necessidade de implantação imediata da Dedicação Exclusiva (DE) para os docentes e o concurso para o quadro efetivo de técnicos administrativos.

- Temos excelentes professores que se desdobram entre a UEZO e outras instituições para melhorarem a renda, tendo em vista a defasagem salarial, a DE pode contribuir para o melhor desempenho e permanência do docente, comentou o professor João Bosco. Na presidência da mesa o deputado estadual, Comte Bittencourt, ressaltou a necessidade do campus, considerando a importância da UEZO na região onde está instalada.

- A UEZO tem um papel importante na região metropolitana, no arranjo produtivo da área onde está instalada, comentou Bittencourt. No fechamento da audiência ficou definido que a Comissão solicitará o quadro de concursados e temporários das cinco instituições, tendo em vista que todas reivindicaram a realização de concursos públicos. E, está prevista para junho a realização de um amplo debate sobre assistência estudantil.

Participaram da reunião, além do Vice-reitor, o Pró-reitor de Graduação, professor Dario Nepomuceno e o Chefe de Gabinete, Ricardo Marques, representando a UEZO. A Uenf teve a participação de representantes da Reitoria, dos professores e dos alunos. Pela Uerj participaram membros da Associação dos Docentes da Universidades e representantes dos Técnicos. Também estiveram na mesa os deputados Marcelo Freixo e Inês Pandeló.

O Plano Estadual de Educação (PEE/RJ) foi sancionado através da Lei nº 5597/2009, com o objetivo de traçar diretrizes para a política educacional para todo o sistema de ensino, da creche ao nível superior, nas redes pública e privada do estado do Rio. Veja aqui o documento na íntegra.

Leia Mais.


Os professores Dario Napomuceno e João Bosco com o Chefe de Gabinete,
Ricardo Marques, na Alerj , ao fundo as professoras da Faetec.