Reitor da UEZO visita Conservatório francês de Artes e Ofícios

02/06/2014 17h00m

A delegação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que está na França, foi recebida, no dia 27 de maio de 2014, pelo Administrador Geral do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), Olivier Faron. Criado no final do século 18, em 1794 o CNAM atua principalmente em formação pós-graduação em várias áreas, exceto medicina e ciências humanas.

O Administrador apresentou as boas vindas e falou sobre o grande interesse do Conservatório em receber alunos e pesquisadores brasileiros no programa de mobilidade, assim como enviar seus alunos para o Brasil, com o objetivo de estreitar laços acadêmicos em torno de pesquisas de interesse comum e de transferência de tecnologia.
Ele destacou que o CNAM pode fazer as adequações necessárias para facilitar os projetos de cooperação entre Brasil e França, inclusive com a utilização de tecnologias que permitam a educação a distância. Informou ainda que o CNAM diploma 100 mil profissionais por ano e faz o acompanhamento desses ao longo da vida para com isso ampliar suas competências.

O Prof. Carlos Calado, Presidente da ABRUEM, fez a apresentação da Associação e dos objetivos da missão na França e do recíproco interesse de proporcionar o maior intercâmbio entre alunos brasileiros e franceses, bem como de professores e pesquisadores dentro da mobilidade acadêmica.
Em seguida, várias questões foram colocadas pelos Reitores presentes de forma a encontrar formas concretas de viabilizar os programas de mobilidade e até de oferta de programas de formação continuada, destacando-se um curso de gestão de recursos humanos em EaD com mais de 35 mil pessoas atendidos em todo mundo.
Atualmente, o CNAM tem um importante contrato com a Confederação Nacional da Indústria do Brasil -CNI para viabilizar formação continuada para trabalhadores das empresas francesas no Brasil, com o Ministério das Cidades para projetos de mobilidade urbana e logística de transportes e um projeto com a Federação das Indústrias do Paraná, por meio da integração de empresas e universidades.
Após o encontro, a delegação da ABRUEM realizou uma visita as instalações do Museu de Artes e Ofícios do CNAM.
A ABRUEM realiza missões internacionais com o propósito de estreitar os laços de suas filiadas e as instituições estaduais dos países visitados.
Neste momento uma comitiva de Reitores está em visita a França. O Reitor da UEZO, professor Alex da Silva Sirqueira faz parte do grupo.
Mais informações sobre o Conservatório no site www.cnam.fr .