Políticas de apoio e acompanhamento discente na UEZO
A UEZO já conta com um setor para ouvir o discente. A Coordenação de Apoio e Acompanhamento Psicopedagógico e Social do Discente (CoAAPD) é composta por uma equipe multidisciplinar, sob coordenação da pedagoga Rosana Benatti. O setor faz parte da Pró-reitoria de Graduação.
- Com a nova gestão, nós amadurecemos uma ideia que já tínhamos. Criamos esse setor não só para atender questões pedagógicas, mas também para trabalhar com as diversas demandas dos alunos, com todas suas necessidades, explica Rosana.
Trabalham na CoAAPD a assistente social Camila Montezano, a psicóloga Leila Oliveira e a pedagoga Raquel Abreu. No momento, a equipe tem diferentes frentes de trabalho. A primeira missão é investigar os motivos da evasão estudantil.
- A partir de agora, os alunos que pedirem pra sair ou solicitarem cancelamento e trancamento serão convocados para uma conversa conosco, para que a gente possa entender as razões desse aluno, o que o está levando a deixar a universidade, afirma a coordenadora do setor.
Em paralelo, o setor também faz a análise da documentação dos alunos cotistas. De acordo com Camila Montezano, algumas mudanças estão previstas no acompanhamento desses estudantes.
- Na reavaliação anual dos bolsistas, que faremos a partir de agosto, serão inseridos dois novos critérios: frequência e período de integralização do curso. Enquanto o aluno estiver dentro do período de integralização do curso, ele vai ter direito a receber a bolsa se ele atender a determinados critérios, como a manutenção da condição de vulnerabilidade socioeconômica, que significa uma renda percapita de até um salário mínimo e meio, e tiver a frequência, já que a partir de agora vamos fazer uma ficha mensal de frequência. Na época desse recadastramento vamos convocar os alunos pelo site da UEZO, explica a assistente social.
A psicóloga do grupo, Leila Oliveira, ressalta que a expectativa da CoAAPD é que todo o trabalho desenvolvido agora seja apenas o começo da construção de uma política estudantil efetiva na Fundação.
- Essas ações que estamos tocando são uma forma de acompanhar esse aluno e os seus problemas, uma forma de estar atento. Se um aluno falta muito, por exemplo, podemos tentar resolver o problema antes dele ser reprovado ou perder a bolsa, explica Leila.
Para a assistente social Camila Montezana, o ponto de partida dessa longa caminhada da equipe é a Avaliação Socioeconômica e Pedagógica dos alunos da UEZO. Ela conta que o questionário para o mapeamento já está disponível no site da UEZO e deve ser respondido por todos os alunos.
- O mapeamento vai nos dizer o que nossos alunos mais precisam, quais são suas maiores demandas. O questionário foi elaborado por todas nós, é multidisciplinar. Através das respostas dos alunos, vamos ter então embasamento para elaborar nossos projetos, conclui Camila.
A CoAAPD fica na sala 03, do Prédio Anexo. O e-mail de contato é coaapd@uezo.rj.gov.br.
Se você é aluno da UEZO, participe da Avaliação Sócioeconômica e Pedagógica. Para responder o questionário, basta clicar aqui...
16/06/2014 17h00m
 E/D: Camila Montezano, Rosana Benatti, Raquel Abreu e a Leila Oliveira.
|