Aluno da UEZO viaja para a Holanda

O estudante Filipe Casal Fernandes já está com as malas prontas. Em agosto, ele embarca para a Holanda, onde fará intercâmbio por um ano.

Aluno do curso de Engenharia de Produção da UEZO, ele concluiu o 4º período no primeiro semestre de 2014 e foi selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras, ministrado pelo MEC.

- Desde que entrei na universidade eu já pensava em fazer intercâmbio, já estava com isso na cabeça. No fim do ano passado eu vi que tinha essa oportunidade pelo Ciência Sem Fronteiras e comecei a correr atrás. Criei o meu currículo no CNPq, escolhi o país para onde queria ir e trouxe meus documentos aqui para a Propesq [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação], conta Filipe.

Para o estudante, o processo de seleção foi tranquilo.

- O edital de seleção interna da UEZO é muito bem explicado. E o do Programa também é bem claro. Como eu já tinha feito o exame Toefl, para medir meu inglês, então ficou mais fácil.

Filipe Fernandes vai estudar no curso de Engenharia Industrial e Gerenciamento da Zuyd University of Applied Sciences. A previsão é de que em setembro ele já comece a estagiar. A ansiedade é grande.

- A Holanda é muito forte em Engenharia, Logística e também tem uma das melhores educações do mundo, em Ensino Superior. Acho que dependendo do estágio que eu conseguir, tudo isso, quando eu voltar, vai ser muito importante para minha formação, conclui Filipe.

Os colegas da turma estão vibrando. Filipe é o primeiro aluno do curso de Engenharia de Produção a conquistar esta oportunidade. Atualmente a UEZO tem estudantes participando de intercâmbios em países como Estados Unidos, França e Irlanda, entre outros.

Todos os alunos da UEZO são incentivados à participarem do programa Ciência Sem Fronteiras. As informações estão disponíveis na página da Coordenação de Iniciação Científica

09/07/2014 16h40m