05/12/2014 13h00m
Ser um projeto tecnológico, inovador e que permita a integração entre os países da América Latina. Essa é a proposta do projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de Aptâmeros Modificados para a Produção de Biofármacos Teragnósticos”, aprovado recentemente pela chamada “Projetos de cooperação internacional em Biotecnologia”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A pesquisa tem como coordenador nacional o prof. dr. Ralph Santos-Oliveira, da Unidade de Farmácia da UEZO. Atuam como coordenadores internacionais a profa. dra. Albertina Moglioni (Universidade de Buenos Aires - Argentina) e o prof. dr. Hugo Cerecetto (Universidade da República – Uruguai). A equipe pretende estudar a utilização de sequências de RNA – os chamados Aptâmeros – para utilização em novos medicamentos, com funções múltiplas de diagnóstico e terapia.
De acordo com Ralph Santos-Oliveira, o Laboratório de Radiofarmácia da UEZO se destaca nesse tipo de estudo: hoje, é o único no estado do Rio de Janeiro a aplicar a interface dos Aptâmeros aos Radiofármacos.