Professores de Farmácia têm projetos aprovados pela Faperj e pelo CNPq




Os professores do Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas têm motivos de sobra para comemorar 2014: este ano, quatro projetos da equipe foram contemplados em editais da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No projeto “Consolidação e implantação de modelos in vitro e in vivo de câncer de mama e endometriose para testar biofármacos inibidores do processo angiogênico”, coordenado pelo prof. dr. Daniel Escorsim Machado, o grupo de pesquisa, do qual também fazem parte o prof. dr. Wagner Santos Coelho e o prof. dr. Fabio Pereira Mesquita dos Santos, pretende utilizar modelos de câncer de mama e endometriose para testar medicamentos que possam agir no combate a essas doenças.

A endometriose se caracteriza por uma inflamação causada pelo deslocamento de células do endométrio, a mucosa que reveste a parede interna do útero. A doença atinge de 10 a 15% das brasileiras em idade reprodutiva. As estatísticas sobre os diferentes tipos de câncer são ainda mais assustadoras: em 2012, foram registrados 14,1 milhões de casos de câncer no mundo e a expectativa para o ano de 2035 é de 24 milhões de casos novos.

Na busca por aprimorar os estudos teóricos e práticos e desenvolver novas terapias farmacológicas e métodos de diagnóstico precoce do câncer, surgiu o projeto “Integração e apoio às linhas de pesquisa multidisciplinares dos laboratórios multiusuários de Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste”, coordenado pela profa. dra. Jamila Perini e que também conta com a participação dos professores doutores Rossana Soletti e Arnaldo Cézar Couto. A pesquisa pretende integrar linhas de investigação multidisciplinares e será desenvolvida de acordo com as metas estratégicas delineadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro.

O terceiro projeto do Laboratório, contemplado pelo CNPq e intitulado “Estudo de polimorfismos no gene CYP2C19 e avaliação da magnitude de associação com o desenvolvimento da endometriose em mulheres atendidas na rede pública do município do Rio de Janeiro”, também é coordenado pela professora Jamila Perini e tem como objetivo estudar o perfil genético de pacientes com endometriose. A hipótese da pesquisa é de que este mapeamento poderia facilitar a identificação de fatores de risco no desenvolvimento ou na progressão da doença.

O professor Arnaldo Couto foi também contemplado com o Auxílio Instalação da Faperj, modalidade destinada aos recém-doutores. O projeto, intitulado "Inquéritos epidemiológicos sobre o uso de medicamentos durante a gestação no Brasil: Revisão sistemática", pretende avaliar a prevalência no uso de medicamentos em diversos estudos realizados no Brasil. Outro objetivo é realizar um estudo no bairro de Campo Grande, avaliando o uso de medicamentos por gestantes e as possíveis consequências para a concepção.



Atualizado em 05/12/2014 12h55m