Reitor da UEZO toma posse no Conselho Superior da Faperj



Em cerimônia realizada durante reunião anual do Conselho Superior da Faperj, em 01/08, foram empossados cinco novos membros. Como Representante das Universidades Estaduais assumiram o Reitor da UEZO, professor Alex da Silva Sirqueira, na qualidade de titular e o Vice-coordenador do Conselho de Pós-graduação da UEZO, professor Edmilson Monteiro de Souza, como suplente.

Também se tornaram membros do Conselho: João Paulo de Biaso Viola, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Elsie Franklin Guimarães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu suplente, Antônio Cláudio Lucas Nóbrega, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), padre Josafá Carlos de Siqueira, foi nomeado vice-presidente do Conselho, substituindo Sérgio Neves Monteiro.

Durante a posse, o presidente da Faperj, prof. Ruy Garcia Marques, falou sobre conquistas recentes da Fundação, com destaque para os esforços de internacionalização.

- Recentemente, firmamos diversos termos de cooperação e lançamos alguns editais conjuntos. Os últimos acordos foram com as universidades de Birmingham e Notingham, do Reino, com a Universidade de Colúmbia, dos Estados Unidos, além de instituições da Argentina e do Chile. Recentemente, assinamos protocolo de intenções com universidades francesas. Os nossos esforços para a internacionalização da FAPERJ têm sido bem recebidos pela comunidade acadêmica de diversos países, ressaltou Ruy Marques.

Em sua fala, o Reitor da UEZO, prof. Alex Sirqueira, destacou que o apoio da FAPERJ à jovens pesquisadores tem contribuído para o fortalecimento das universidades estaduais. O suplente, prof. Edmilson Monteiro, reforçou a importância da Fundação para a instituição da Zona Oeste, lembrando que sua trajetória acadêmica esteve ligada à FAPERJ, tendo iniciado como bolsista de iniciação científica.

Leia mais aqui...




Fotos: Lécio Augusto Ramos / Faperj




07/08/2014 11h00m