40º Batalhão PM promove Café comunitário na UEZO

O Café e Conselho Comunitário, evento que o 40º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Estado do Rio de Janeiro, sediado em Campo Grande, promove mensalmente, em abril foi realizado no Auditório da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Nestes encontros representantes de diversas áreas da sociedade de Campo de Grande e adjacências tratam de assuntos referentes à segurança da região.

No evento do dia 25/4, o Comandante do BPM, Tenente Coronel PM Gilson Chagas e Silva Filho, falou sobre as ações desenvolvidas em parceria com órgãos como a Guarda Municipal e a Polícia Cilvil, entre outros. Ele destacou a participação da sociedade, que tem sido fundamental no apoio para a efetiva atuação do Batalhão no policiamento da região. Foram apresentadas algumas ações em andamento como doações de cestas básicas e outras iniciativas.

Alunos da UEZO reivindicaram mais policiamento para o entorno do Centro Universitário onde vem acontecendo assaltos aos estudantes como foi o caso da aluna do curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Gabriella Silveira que poucos dias antes do encontro perdeu o celular . Também foi solicitada a liberação do estacionamento na calçada em frente à UEZO onde alunos e visitantes precisam deixar seus veículos e são multados pela Guarda Municipal.

O Comandante esclareceu que existe um trabalho integrado com a polícia civil para coibir os assaltos na região. E a Guarda Municipal explicou que as multas são aplicadas a partir de denúncias de algum cidadão que esteja se sentido prejudicado, no caso pela ocupação indevida da calçada. A orientação foi para que se buscasse uma solicitação junto a CET Rio, que é o órgão que coordena os espaços públicos para liberação de estacionamento.

O Reitor, Alex da Silva Sirqueira, agradeceu a oportunidade de reunir representantes de diversas instituições de Campo Grande na UEZO. Ele lembrou que entre as prioridades do Centro Universitário está a integração com a sociedade, aproximando os alunos da realidade da comunidade de que fazem parte. O professor Alex, destacou também a iniciativa do Comandante da PM em se reunir para ouvir as representações locais nos mais diversos âmbitos. E, convidou a todos para se aproximarem da UEZO que estará também à serviço da comunidade e que em breve terá um campus próprio na Avenida Brasil.

Participaram da mesa do encontro: (E/D) o coordenador da 9ª CRE, José Mauro da Silva; a membro da OAB/RJ 29ª Subseção Campo Grande, advogada Jane Mazzal; o Delegado Titular da 35ª Delegacia de Polícia, Marcus Druker Brandão; ; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Lilia Vieira; Comandante do BPM; o Reitor UEZO; o Vereador, Edson Zanata; e representações da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros.
Estiveram presentes também o diretor da Divisão Administrativa do Hospital Estadual Rocha Faria, Cel BM Roberto José Cesar Veloso da Rioluz, de Associações de Moradores, lideranças comunitárias, representações religiosas e culturais e da imprensa local, entre outros participantes, juntamente com professores, alunos e servidores UEZO.

 

 

22/05/2013 13h59m