O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) incluiu a Itália como destino para receber, a partir do segundo semestre, bolsistas de graduação-sanduíche. Segundo um levantamento feito pelo Setor de Cooperação Educacional italiano, no âmbito do Programa de Apoio a Estudantes Brasileiros (PAEB), cerca de 70% dos 396 bolsistas de graduação do programa que se encontram atualmente no país europeu já foram beneficiados com experiência de estágio ou de participação em projetos.
Todas as instituições de ensino superior italianas do CsF têm convênios com empresas e institutos de pesquisa que oferecem vagas de estágio a estudantes de graduação. Em coordenação com a embaixada brasileira no país, a Secretaria Técnica do CsF Itália, sediada em Bolonha, divulgou o programa entre instituições italianas, públicas e privadas, que poderiam oferecer estágio aos bolsistas.
Em muitos casos, o setor de estágio da própria universidade é o instrumento de auxílio aos estudantes. A Telecom Itália/Tim, por exemplo, oferece semestralmente 50 vagas para o programa nos centros de pesquisa que mantém em Roma, Trento, Turim e Veneza.
Exemplos
O bolsista Dilermando da Costa Ferreira Neto, de 21 anos, do curso de engenharia de controle e automação da Universidade do Estado do Amazonas (Ueam), participou do grupo vencedor de competição realizada pela Nasa na Itália. O projeto Green on the Red Planet objetivou o desenvolvimento de estufa automática com capacidade para alimentar quatro astronautas em Marte.
A equipe, que inclui uma chinesa, um indiano e 13 italianos, venceu 20 outras equipes. No grupo, o bolsista brasileiro, um dos principais idealizadores do projeto, é responsável por encontrar soluções criativas para a utilização de fontes sustentáveis de energia para a estufa.
(Agência Gestão CT&I com informações do CSF)
Fonte: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4097:ciencia-sem-fronteiras-inclui-a-italia-nos-destinos-para-bolsistas&catid=1:latest-news
Conferência sobre estatísticas de patentes acontecerá em novembro
Pela primeira vez a conferencia internacional Patent Statistics for Decision Makers será realizada no Hemisfério Sul. O evento será realizado de 12 a 13 de novembro no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do encontro é apresentar os mais recentes trabalhos empíricos com base em estatísticas de patentes e discutir estes resultados com tomadores de decisão do setor público e privado.
Pesquisadores ou interessados em questões relacionadas às estatísticas de patentes e de propriedade intelectual poderão apresentar seus trabalhos. A versão resumida em inglês, de até três páginas, devem ser enviada ao endereço psdm@oecd.org até o dia 7 de julho. Os autores serão comunicados sobre a aceitação no dia 31 de julho. Os trabalhos completos devem ser enviados até 13 de outubro.
A Conferência sobre Estatísticas de Patentes é organizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em cooperação com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi), a Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE) e o Escritório Europeu de Patentes (EPO).
Mais informações no site www.oecd.org/sti/patents.
(Agência Gestão CT&I com informações do INPI)
Fonte: http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4103:conferencia-sobre-estatisticas-de-patentes-acontecera-em-novembro&catid=1:latest-news
27/06/2013 10h52m |