3ª Jornada de Ciências Farmacêuticas

A atuação do Farmacêutico e do Tecnólogo em Produção de Fármacos em diferentes linhas de atuação foi um dos principais temas abordados na 3ª Jornada de Ciências Farmacêuticas, promovida nos dias 22, 23 e 24 de maio na UEZO. Cerca de 500 estudantes circularam entre os nove minicursos e as 12 palestras realizadas.

Professores, profissionais de diversas áreas da saúde, mais especificamente nos campos voltados para farmácia e produção de fármacos e estudantes trocaram informações e experiências.

Nesta terceira edição da Jornada a novidade foi a abertura para a participação de alunos de outras instituições. Foram recebidos discentes dos cursos de Farmácia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli); Centro Universitário Uniabeu; da Estácio de Sá; da UNIGRANRIO; da Universidade Gama Filho e da Unisuam.  

Abrindo o evento a palestra sobre “A atuação do perito na toxicologia forense”, apresentada por Sergio Rabelo, da FioCruz, foi uma das mais concorridas, de acordo com a organizadora da Jornada, professora Jamila Alessandra Perini. Ela explica que temas como este são sempre preferidos.

Entre as palestras também foram bem procuradas a que abordou o temaO Farmacêutico nas análises Clínicas”, apresentada por Alexandra Pedinotti e Vitor Leite, do Hospital de Aeronaútica dos Afonsos-HAAF e a que teve a participação das ex-alunas UEZO que estão no mercado de trabalho, Aline Cristina Silva de Jesus  (FioCruz),  Mayara Arruda de Souza  (NaturAtiva), Juliana da Silva Lopes Ribeiro  (Residente UFF) e Barbara Abranches (Nortec Química), no painel “ O mercado de trabalho na área de Ciências Farmacêuticas na visão do egresso da UEZO”.  Para a professora Jamila a participação das quatro profissionais, cada uma atuando em uma linha diferente como Farmácia Hospitalar, Farmácia de manipulação em homeopatia, Indústria Farmacêutica e Pesquisa Clínica, possibilitou que os alunos conhecessem, concretamente, mais de uma linha de atuação. Quando estudavam na UEZO elas participaram, juntamente com docentes dos cursos de Farmácia e Tecnologia em Produção de Fármacos, na produção da 1ª edição da Jornada de Ciências Farmacêuticas.

- Mesmo em um curto período de tempo as egressas do curso de Farmácia da UEZO conseguiram pontuar a necessidade, e consequente o enriquecimento para a escolha da carreira profissional, de se vivenciar em estágios, diferentes áreas de atuação do profissional farmacêutico, destacou Jamila.

Entre os palestrantes muitos professores da UEZO. Radiofarmacia, um tema também muito discutido, foi apresentado pelo professor Ralph de Oliveira. “Do Boticário ao Bioquímico” foi o tema da fala da professora UEZO, Maria Ruth dos Santos. Nos minicursos os professores UEZO também se destacaram. O de Hemograma, apresentado pelo docente Sérgio Seabra e o de  Primeiros Socorros com Fábio Fortes (UEZO) e Dilza Honório, fizeram sucesso entre os participantes da Jornada.

Mesmo os professores da UEZO, que atuam nos cursos de Farmácia e Tecnologia em produção de fármacos, mas que só assistiram as atividades, ressaltaram alguns destaques no programa da Jornada. A professora Adriana Passos, por exemplo, considerou importante a abordagem da fala da professora da UFF, Deborah Quintanilha Falcão que destacou a ampla aplicação da nanotecnologia na área farmacêutica, aplicada à produtos naturais. Para o professor Leandro Motta, a fala de Vinícius Sardela, da UFRJ, na palestra sobre “Controle de dopagem” foi importante no sentido de alertar sobre o papel da assistência do Farmacêutico para evitar a triste realidade social dos jovens brasileiros mediante as pressões sociais por melhores resultados no culto do corpo.

Os alunos também destacaram algumas palestras. Para Jéssica Vilarinho Cardoso a palestra sobre Modelagem Molecular e Estudos ADMETox in silico, com  Monique Araújo Brito, da UFF, foi a melhor. “A palestrante conseguiu mostrar algo novo, onde o farmacêutico ou o tecnólogo em produção de fármacos pode atuar, e conseguiu falar desse tema com bastante dinâmica, algo que para esse assunto é um pouco difícil”, enfatizou.

Enquanto que, Karina Cristina Rodrigues Baptista considerou que a palestra sobre “O Farmacêutico nas análises clínicas”, com o pessoal do HAAF, foi de um grande interesse por ter apresentado a história da farmácia desde o boticário até os dias de hoje, finalizando com o ingresso nas forças armadas. “Os palestrantes mostraram como é feita a inserção na aeronáutica e onde o farmacêutico se engloba, como por exemplo, o laboratório de análises clínicas”, destacou a estudante.

 A realização da terceira edição da Jornada de Ciências Farmacêuticas, que como as anteriores teve o apoio da Faperj e empresas da área, foi considerado um sucesso pelos organizadores. De acordo com a Comissão organizadora da Jornada, os números de inscrições e de atividades aumentaram este ano. O professor Marco Antonio Mota da Silva, membro da comissão, ressaltou que o evento tem como objetivo principal nortear o aluno sobre as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico nas mais diversas áreas, e cumpre esta meta através da multidisciplinaridade dos palestrantes. “O que mais nos recompensa é o interesse dos alunos que após o término das apresentações muitos vão conversar com os palestrantes sobre a possibilidade de estagiar em determinada área”, concluiu Mota.

 

Saiba mais sobre a Jornada e veja as fotos, clique aqui... link para http://www.uezo.rj.gov.br/III-jornada-farmacia.htm#

 

14/06/2013 15h20m