Café Comunitário na UEZO

Na manhã desta quinta-feira, 11/7, o comando do 40º Batalhão da Polícia Militar de Campo Grande reuniu no Auditório da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) autoridades e representantes da comunidade para mais uma edição do Café Comunitário promovido em parceria com o Conselho Comunitário.

O Vice-reitor da UEZO, João Bosco de Salles recebeu o comandante do 40º BPM, Tenente Coronel PM Gilson Chagas e Silva Filho. O Reitor UEZO, Alex da Silva Sirqueira, também participou do encontro mesmo estando em férias.

A presidente do Conselho Comunitário, Lilia Vieira, destacou a iniciativa do Comandante em manter o encontro agendado com antecedência para esta data independente da movimentação em torno da manifestação programada por várias entidades. Ela explicou que conversou com o comandante do qual recebeu a orientação de que todas as providências haviam sido tomadas no sentido de garantir a comunidade da região, com equipes posicionadas e monitorando as áreas. Ela agradeceu e pontuou outras iniciativas e resultados obtidos.

O Vice-reitor UEZO abriu sua fala pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao Soldado Basilio, do 40º BPM, morte em recente operação que resultou na prisão de assaltantes quando realizavam a prática conhecida como “saidinha de banco”. Em seguida, o prof João Bosco reconheceu que algumas solicitações encaminhadas em encontros como este foram atendidas, como a presença de mais efetiva de policiamento nas ruas que contornam a UEZO. entretanto ele ressaltou a necessidade de implantar o estacionamento em 45º na calçada em frente a UEZO tendo em vista a necessidade de ampliar o espaço para colocação dos automóveis, uma vez que o espaço interior é pequeno e a comunidade acadêmica está crescendo.

O Reitor UEZO comunicou a todos sobre o concurso para o quadro de técnicos administrativos ressaltando a importância de que os moradores da região tentem a oportunidade de trabalhar mais perto de casa.

O Comandante do BPM, Cel Chagas, fez uma observação sobre a assistência social promovida por diversas instituições que atendem moradores de rua. De acordo com ele o atendimento deve ser feito em um local onde o grupo possa ser recebido e assistido. O Comandante observa que com o serviço realizado na rua a tendência é aumentar o número de pessoas, que por vezes ficam instalados ali em busca da ajuda. O cel Chagas destacou o trabalho desenvolvido pelo Batalhão, em parceria com a 35ª DP, que tem recebido o reconhecimento da população e de outras autoridades, o que segundo ele, motiva a intensificação de encontros e a necessidade do apoio da população.

Além de ler e comentar as solicitações encaminhadas a mesa o Comandante lembrou que no período das manifestações, tudo foi feito para que a movimentação fosse pacífica e organizada.

- Muitas pessoas ligavam pedindo policiamento e informando sobre possíveis atos de violência, mas orientamos à população que foi feito para que democraticamente a mobilização acontecesse sem problemas e assim foi, esclareceu.

O Cel Chagas falou sobre o programa de prevenção às drogas, promovido pela Polícia Militar que realiza palestras nas escolas, com orientações para pré-adolescentes sobre “como dizer não às drogas”. Ele lembra que preparar o jovem para um posicionamento na hora do assédio é a melhor forma de combater e reduzir o consumo de drogas.

Fechando o evento, o Comandante da 13ª Inspetoria da Guarda Municipal, inspetor Robson Lázaro da Silva Helena, registrou que a GM só pode atuar na retirada de pessoas de rua com a presença de representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme um Termo de Conduta firmado. Outro comunicado do Inspetor foi sobre a participação da instituição na Jornada Mundial da Juventude, com a instalação do polo de patrulhamento do trajeto do Papa que terá um módulo em Campo Grande numa operação conjunta entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil dando suporte ao evento.

Também participaram do encontro representantes da Rio Luz, da Secretaria de Governo, da Secretaria Municipal de Ação Social, do Lions Clube, do Hospital Estadual Rocha Faria, da imprensa local, de associações de moradores, de movimentos religiosos, entre outros.


Na mesa do Café Comunitário estavam: Luiz Carlos Dentinho, do jornal Correio da Zona Oeste (ao microfone); o Comte. do Grupamento de Trânsito da GM, Reinaldo Rangel de Oliveira; a representante da OAB/Campo Grande, Viviane Tomazinho;  o Vereador Edson Zanata; a presidente do Conselho Comunitário, Lilia Vieira; o Comte Chagas; vice-reitor UEZO; Reitor UEZO e o representante da 35ª DP, Ricardo José.

11/07/2013 15h11m