Secretário de Ciência e Tecnologia tem como meta o campus UEZO

Ascom/Sect

O novo secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, tomou posse no último dia 15, na Academia Brasileira de Ciências. Em seu discurso, ele destacou a importância da inclusão digital, o fortalecimento do setor de TI,a  busca de mais recursos para a pesquisa científica e o incentivo à inovação, como ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de uma economia mais criativa e sustentável no Rio de Janeiro.

Indicado para a pasta pelo governador Sérgio Cabral, Gustavo Tutuca é formado em Análise e Sistemas, com atuação nas áreas de educação e inclusão digital, tanto em Piraí, sua cidade natal, quanto na Assembleia Legislativa onde exerce o mandato de deputado estadual e defendeu a inclusão dos municípios fluminenses no Plano Nacional da Banda Larga, entre outras iniciativas voltadas para a tecnologia.

Para Gustavo Tutuca, assumir a função de secretário de Estado de Ciência e Tecnologia é uma enorme responsabilidade, já que tem o enorme desafio de dar continuidade ao  trabalho das instituições vinculadas (consórcio Cederj/Cecierj, Faetec, Faperj, Fenorte, Uenf, Uerj e Uezo), cujos resultados foram excelentes.

 O Secretário  também destacou a atuação do Centro Universitário Estadual da Zona (Uezo), com o reitor Roberto Soares de Moura à frente, que tem perseguido a criatividade científica, com foco em cursos tecnológicos, para suprir as demandas do parque industrial do Estado.

- A Uezo avança a cada ano e está cumprindo um papel fundamental no desenvolvimento da Zona Oeste da capital - ressaltou.

Gustavo Tutuca assinou o termo de posse juntamente com seu antecessor, Luiz Edmundo Horta Barbosa da Costa Leite, atualmente na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação de Duque de Caxias. Participaram da solenidade, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o presidente da Academia Brasileira de Ciência, Jacob Pallis; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Paulo Melo e o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, representando todos os reitores das universidades vinculadas à secretaria.

Na plateia, que estava lotada, estiveram os presidentes das instituições vinculadas; Tutuca - ex-prefeito de Piraí e pai do novo secretário - familiares, prefeitos, parlamentares, professores, pesquisadores e membros da comunidade científica e acadêmica fluminense, entre outros convidados.

 

18/01/2013 10h49m