Universidades da Rússia receberão estudantes brasileiros pelo CsF
O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) chegou oficialmente à Rússia ontem (20). Os dois países assinaram um memorando de entendimento durante a 6ª Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação realizada no Palácio do Itamaraty.
O vice-presidente da República, Michel Temer, participou da reunião com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev. Os dois países firmaram diversas parcerias no campo tecnológico.
“A Rússia se integra ao programa Ciência sem Fronteiras abrindo as portas de suas universidades e, portanto, da sua alta tecnologia, para os estudantes brasileiros”, afirmou Temer, em declaração à imprensa.
A parceria prevê também o intercâmbio de professores e pesquisadores. Medvedev aproveitou para dizer que a Rússia pretende realizar “uma série de novos projetos” nas áreas de tecnologia espacial, petróleo e energia atômica. “Podemos estabelecer uma aliança tecnológica que ajude nossos povos, nossas empresas”, disse.
O ato de assinaturas incluiu a formalização da primeira estação do Sistema Global de Navegação por Satélite (Glonass) localizada fora da Rússia, na Universidade de Brasília (UnB). Leia mais aqui
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI - http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3444:universidades-da-russia-receberao-estudantes-brasileiros-pelo-csf&catid=1:latest-news
Programa científico do Instituto Weizmann seleciona estudantes brasileiros
O grupo de Amigos do Instituto Weizmann no Brasil abriu inscrições para selecionar cinco estudantes brasileiros para participar do Summer Program Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute (ISSI) do Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, em Israel. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março.
O programa permite que jovens possam estagiar em laboratórios de segmento científico nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática e ciência da computação. O curso ocorrerá de 1º a 31 de julho.
Podem se inscrever estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano de graduação em qualquer área relacionada à ciência e tecnologia e dominem o inglês.
Na primeira etapa do processo seletivo, os concorrentes devem escrever uma redação em inglês com o tema My interest in the Institute Weizmann Summer School-Scientific Research and my Future Life. Já a segunda etapa da triagem inclui entrevista pessoal com os candidatos selecionados, em São Paulo (SP).
Informações sobre o assunto podem ser obtidas no site www.amigosdoweizmann.org.br
Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapesp - http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3433:programa-cientifico-do-instituto-weizmann-seleciona-estudantes-brasileiros-&catid=108:br&Itemid=189
25/02/2013 09h56m
|