O engenheiro Cesar Duarte Pereira, diretor da ECO-Rio e membro do Conselho de Cooperação Tecnológica UEZO, falará sobre “A Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico, Político e Social” na aula inaugural que o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) promoverá nesta quarta-feira, 14 de março, a partir das 19h, no Auditório da instituição, na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203, Campo, Rio de Janeiro, RJ.
Cesar Duarte abordará a importância da zona oeste da cidade do Rio e seu potencial de desenvolvimento tecnológico, social e político, as empresas de grande porte na região e os empreendimentos em construção, tais como Base Naval de Submarinos da Marinha; Super Porto Sudeste da EBX; Usina Nuclear Angra III; Porto GERDAU-CSN; Ampliação do Porto de Itaguaí; Construção do Anel Rodoviário do Rio de Janeiro e duplicação da RIO-SANTOS. Aspectos que sinalizam demanda de mercado para os profissionais formados nos cursos do Centro Tecnológico.
O UEZO faz parte do governo do estado do Rio de Janeiro, vinculado a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e oferece cursos com ênfase em tecnologia. Seis são cursos tecnológicos : Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Polímeros, Tecnologia em Processos Metalúrgicos e Tecnologia em Produção de Fármacos. E mais quatro cursos de graduação: Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Farmácia.
Está marcada para o dia 19 de março, uma aula inaugural pela manhã, às 10h, com a participação do Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, que falará sobre “Perspectivas do Desenvolvimento Tecnológico das Indústrias” .
Conselho de Cooperação TEcnológica
Criado em 2010, o Conselho de Cooperação Tecnológica (CCT) é composto por membros da comunidade industrial e representantes de associações comerciais e industriais da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de estabelecer planos e projetos para a ampliação do potencial tecnológico do Parque Industrial da região. É presidido pelo economista Peri Cozer, diretor da Falmec, indústria italiana especializada em aço inox do Brasil, cuja fábrica integra o Pólo Metal Mecânico de Bangu.
De acordo, com o Pró-Reitor de Extensão UEZO, Roberto Nicolsky, o CCT UEZO é o primeiro vínculo institucionalizado entre o setor econômico e uma universidade.

Cesar Duarte
|