UEZO inaugura novas salas de aula e laboratórios

O novo Anexo de salas de aulas e laboratórios do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) foi inaugurado na manhã desta quinta-feira. 17 de maio. A mesa do evento foi composta pelo Diretor Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques, que representou o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, da Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e Coordenadora da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), Vacilikí Dorneles, o Reitor UEZO, Roberto Soares de Moura e o Vice-reitor, Antonio João Carvalho Ribeiro.

Para o Reitor UEZO esta é mais uma conquista de acomodação para alunos e equipamentos do Centro Universitário no espaço do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, uma área cedida pela Secretaria de Educação, que através da diretora do Instituto, Dayse Duque Estrada, vem apoiando o crescimento do UEZO. O professor Roberto Soares de Moura destacou também o grande apoio que o UEZO tem recebido do governo do Estado do Rio de Janeiro, através do empenho da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a permanente atenção e dedicação da Faperj na aprovação dos projetos que permitiram a instalação de diversos laboratórios e agora a construção deste novo espaço.

Indicada pelos discentes, a aluna do 6º período do curso de Tecnologia em Polímeros, que é representante dos Discentes no Conselho de Ensino e Pesquisa (COEPE) e no Centro Setorial de Produção Industrial, Ranielle Silva, apresentou a importância do novo espaço na ampliação da formação de mão de obra para a indústria, com cursos que atualizam profissionais com foco na tecnologia. A aluna ressaltou que em sua turma estuda com pessoas de diversas idades, que já estão trabalhando e procurando melhores condições, tendo em vista a proximidade da instituição de ensino. Entretanto, Raniele Silva enfatizou a importância de que este governo do estado registre o seu empenho na valorização da educação deixando sua marca no novo campus UEZO.

Reforçando a solicitação pelo Campus, a coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes – DCE UEZO, Bárbara Santos, aluna do curso de Tecnologia em Construção, falou sobre a necessidade imediata de início das obras do campus.

Para a Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil e Coordenadora da Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM), Vacilikí Dorneles, além da estrutura, dos laboratórios e salas de aula instalados no Anexo, foi uma surpresa ouvir as estudantes defendendo e cobrando com dedicação melhores condições para o Centro Universitário. Ela destacou que a Marinha tem atuado e pretende continuar com os trabalhos de parceria que já tem tido resultados relevantes como o curso de mestrado profissional que tem profissionais da própria Marinha matriculados e estudando.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alex da Silva Sirqueira , agradeceu também o imenso apoio recebido pela Faperj, lembrando que em paralelo a construção do Anexo, foi realizado o aumento de carga elétrica de 500 KVA para atender a novos laboratórios instalados no Prédio II e no Anexo, um trabalho imprescindível para que os equipamentos possam funcionar plenamente.

Lembrando que o Reitor UEZO também é membro do Conselho Superior da Faperj, o diretor presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, destacou a decisão do governo do estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Ciência e Tecnologia no incentivo à educação e a pesquisa. Ele parabenizou o Reitor pela implantação do curso de mestrado profissional considerando que a marca de 91 inscritos para concorrerem as 15 vagas oferecidas na primeira turma foi um grande começo. Segundo ele, a parceria com a Marinha do Brasil não se limita ao UEZO mas a toda a Secretaria que estimula atvidades conjuntas que são ampliadas para outros órgãos da área.

O presidente da Faperj, elogiou ainda a participação e o empenho das alunas que deram seus depoimentos, com ênfase na fala de Raniele Silva, “principalmente quando ela afirma que o UEZO está cumprindo a sua missão de capacitar profissionais” disse Marques.

- Fiquei impressionado com a qualidade e a quantidade de obras realizadas com a verba destinada para este projeto, finalizou o presidente da Faperj.

Também participaram do evento a Pró-reitora de Graduação, Maria Rita Guinancio Coelho; a Pró-reitora de Administração e Finanças, Célia Moreira Gomes; o chefe de gabinete da Faperj, Roberto Dória; a diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, Dayse Duque Estrada;a Capitão Tenente da Marinha, Rosana Hernandes; as engenheiras do Arsenal da Marinha, Maria José Silveira e Maria de Jesus Abreu; o gerente do Bradesco - agência Estrada Rio do A, Narciso Melo; o prefeito do Campus UEZO, Ricardo Marques e a equipe de engenharia; o Assessor Jurídico, Paulo Perry; a Auditora UEZO, Eliane Alves Faria; coordenadores de cursos; servidores; técnicos; docentos, alunos e convidados.

Representando a primeira turma do curso de mestrado profissional UEZO em Ciências e Tecnologia de Material, esteve presente também a assistente de Divisão da Marinha, mestranda Tilda Freires da Rocha.

Encerrando a solenidade foi servido um coquetel, produzido pela equipe da Escola de Hotelaria de Quintino, da FAETEC.


Novo Anexo de salas será inaugurado nesta quinta-feira

Será promovida nesta quinta-feira, 17 de abril, às 11h, a inauguração do novo Anexo de salas de aula e laboratórios do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste. Está confirmada a participação do Secretário Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, do presidente da Faperj, Ruy Marques e da diretora do IESK, Dayse Cardoso Duque Estrada. Participarão também todo o staff UEZO, alunos, professores, técnicos, servidores e demais convidados.

Este conjunto de salas vai atender às novas turmas do mestrado profissional e às demandas dos cursos, são nove salas de aula para turmas de graduação, duas para o mestrado e infraestrutura para laboratórios didáticos de Química I, Química II, Biologia, Microscopia, Informática e Física e dois banheiros. O prédio tem salas climatizadas, com isolamento acústico e ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados no terreno do Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK) onde já funcionam as instalações do Centro Universitário.

A obra, administrada pela Prefeitura do UEZO, foi realizada em tempo recorde, 56 dias, entre janeiro e março de 2012, com recursos provenientes de dois projetos Faperj. Um voltado para a Estruturação da pós-graduação, assinado pela coordenadora do curso, profa Erika Cabral e outro para a Infraeestrutura dos laboratórios, de autoria da Pró-reitora de Graduação, profa Maria Rita Guinâncio Coelho.

 

17/05/2012 14h08m Atualizado em 23/05/2012 08h01m