UEZO começa coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos

Materiais provenientes de resíduos sólidos urbanos (RSUs), tais como: metal, papel, plástico e vidro, descartados pela própria comunidade acadêmica do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, pelo Cederj e pelo Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em cujo espaço estão todas estas instituições inseridas, serão coletados seletivamente e reaproveitados regularmente. Este projeto, financiado com recursos da Faperj e apoio da administração das instituições, prevê a instalação estrategica de coletores no espaço físico das instituições, e a criação de uma “mini-recicladora”, onde os materiais serão recuperados.

“O objetivo é trabalhar os conceitos de coleta seletiva e reciclagem, promovendo a educação ambiental e a pesquisa sobre as melhores formas de coletar e reciclar, além de dar um destino ecologicamente correto a estes materiais”, destaca a coordenadora do projeto, Luciana Portal da Silva, professora e pesquisadora do Curso Superior de Tecnologia em Polímeros do UEZO. “O projeto pode contribuir também para gerar novos materiais reciclados, com melhores propriedades”, acrescenta. “Os resíduos serão coletados e trabalhados dentro da mini-recicladora. Mas para que o projeto dê certo, é necessária a colaboração de todos, no sentido de realizarem a separação correta dos materiais nos coletores”, diz Luciana.

De acordo com a pesquisadora, o projeto alia os três pilares de sustentação de uma universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. “O projeto contempla a pesquisa em reciclagem, e já temos oito trabalhos de conclusão de curso concluídos, além de participações em congressos. Ele também atende ao pilar de ensino, porque os alunos podem aprender como funcionam os processos de reciclagem na prática. Ainda, o UEZO possui o Mestrado Profissional na área de Materiais, recentemente aprovado pela CAPES e uma das linhas de pesquisa será a Reciclagem de Polímeros. A mini-recicladora também atenderá às pesquisas desses alunos”, diz Luciana. Já o pilar extensão está relacionado aos impactos positivos que o projeto se propõe a levar à comunidade de Campo Grande. “Vamos oferecer cursos de extensão sobre coleta seletiva e reciclagem de materiais, inteiramente gratuito. A proposta é que a população possa utilizar esse conhecimento como uma oportunidade de negócio e de melhoria de renda para pequenas famílias”, ressalta a professora.

Além da professora Luciana Portal, participam como colaboradores do projeto, os professores do UEZO: Carlos Roberto Falcão de Albuquerque Júnior (Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos), Alisson Clay Rios (Tecnologia em Construção Naval), Ricardo de Freitas Cabral, Daniele Cruz Bastos e Patrícia Pereira (Tecnologia em Polímeros), além do pesquisador do Centro Tecnológico do Exército, Márcio da Silva Coutinho e, nove alunos de iniciação científica. Há também o apoio técnico de Dermeval Teodoro Junior. O projeto contempla ainda, três alunos do Colégio de Aplicação Emmanuel Leontisinis (Cael), da região de Campo Grande, que trabalham voluntariamente no projeto, iniciando um trabalho de extensão. Os alunos ganharam o segundo lugar na mostra Expo X, da XII Feira de Ciência e Tecnologia do Cael, realizada em novembro de 2011, e foram convidados a participar da 27ª Edição da Mostratec 2012, Mostra de Ciência e Tecnologia, que será realizada no final do ano no Rio Grande do Sul. A previsão de inauguração e operação da mini-recicladora é para o segundo semestre de 2012.

05/06/2012 15h36m
Texto: Profa Luciana Portal