Bolsas e oportunidades no exterior

Ciência sem Fronteiras enviará 12 mil bolsistas ao exterior até setembro

News - Latest

Qui, 19 de Julho de 2012 15:17

Para cumprir com a meta de enviar 20 mil estudantes ao exterior neste ano, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) irá financiar o estudos de mais 12 mil bolsistas até setembro. Os alunos de graduação, mestrado e doutorado serão enviados a países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Coreia.

De acordo com o CNPq, os editais de seleção devem ser lançados até o fim deste mês. O CsF mantém atualmente 6,7 mil bolsistas em universidades de primeira linha. Até 2015, o governo federal pretende oferecer 75 mil bolsas de graduação e pós-graduação e estimular a iniciativa privada a bancar outras 26 mil vagas.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) planeja investir R$ 1,7 bilhão em 40 mil bolsas. Já o planejamento do CNPq é aplicar R$ 1,4 bilhão em 35 mil bolsas.

Criado em julho de 2011, o Ciência sem Fronteiras visa promover a inovação e competitividade industrial por meio da melhor qualificação de profissionais de áreas estratégicas como engenharias e demais áreas tecnológicas.

(Agência Gestão CTI de Notícias com informações do MCTI)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2239:ciencia-sem-fronteiras-enviara-12-mil-bolsistas-ao-exterior-ate-setembro&catid=1:latest-news


 

Editais Internacionais

- International Institute for Applied Systems Analysis (Iiasa)

A submissão das propostas pode ser feita até 31 de julho.

O International Institute for Applied Systems Analysis (Iiasa), instituição da Áustria, lançou edital para selecionar brasileiros para um programa de pós-doutorado na área de desenvolvimento de sistemas de alerta sobre deslizamento de terras no Brasil. Serão concedidas duas bolsas, com financiamento integral, por um período de um ano cada.

O edital pode ser lido na íntegra neste link.  >>> (http://www.cgee.org.br/downloads/Call_IIASA_Brazil.pdf)

 


 - Fundação Nanosciences

A submissão de propostas pode ser feita até 16 de setembro.

A Fundação Nanosciences irá selecionar pesquisadores para atuarem em uma rede formada por 33 laboratórios em Grenoble, na França. Está é a sexta edição da chamada de recrutamento de profissionais para as cátedras de excelência em nanotecnologia. Serão contratados pesquisadores juniores e seniores de qualquer nacionalidade. Terá prioridade o candidato com experiência em uma ou mais áreas da nanotecnologia, como nanomagnetismo, nanometrologia e eletrônica molecular.

O formulário de candidatura está disponível neste link. >>>(http://www.fondation-nanosciences.fr/RTRA/en/545/2012-chairs-of-excellence-program.html)


 

 

- Programa Grenoble-Brasil - Programa de Intercâmbio
Inscrições abertas até 1º de outubro de 2012



Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Programa Grenoble-Brasil. As inscrições para o Programa de Intercâmbio, com início dos estudos em setembro deste ano, estão abertas até o dia 14 de maio. Para aqueles que desejarem se candidatar somente para o segundo semestre acadêmico (de janeiro a junho de 2013), o prazo vai até 1º de outubro de 2012.
Podem participar estudantes de universidades parceiras da Universidade de Grenoble que tenham validado no Brasil o mínimo de seis semestres de estudos em graduação. Os estudantes devem entrar em contato com o serviço de relações internacionais de sua universidade, que fica a cargo da seleção. Os créditos obtidos durante o ano universitário em Grenoble são validados pela universidade de origem.

O regulamento do Programa Grenoble-Brasil está disponível neste link. >>>http://www.grenoble-univ.fr/jsp/fiche_pagelibre.jsp?CODE=54658351

 

Fonte:http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=203&Itemid=194

20/07/2012 16h09m