O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste participou, pela primeira vez, do processo de avaliação de cursos do MEC, em 2011. Alunos de quatro cursos fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade - que avalia o rendimento dos discentes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. De acordo com o Inep/MEC, o exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
O curso de Ciências Biológicas obteve o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 e os cursos de Ciência de Computação, Engenharia de Produção e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) alcançaram o CPC 3, considerado satisfatório e obtido por 50,6% das 2.136 instituições avaliadas. A nota máxima neste conceito é 5. Com estes resultados o UEZO ficou com Índice Geral de Cursos (IGC) 3.
O IGC é um indicador de qualidade de Instituições de Educação Superior (IES) que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). Para a graduação, é utilizada para cálculo do IGC a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da instituição, já para pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes.
19/12/2012 09h06m |