Header image
 
De 17 a 21 de outubro – das 9h às 21h  
line decor
  
line decor
 
 
 
 

 
 

Jornada tem primeiro dia de intensas atividades

A IV Jornada de Ciência & Tecnologia do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste começou com um dia de intensas atividades.
Na solenidade de abertura, realizada no Ginásio Esportivo Helton Veloso Filho, o Reitor UEZO, professor Roberto Soares de Moura, acompanhado pelo vice-reitor, Antonio João de Carvalho e pelos pró-reitores Alex Sirqueira (Pró-Reitor de Pesquisa), Maria Rita Guinancio (Pró-Reitora de Graduação), Roberto Nicolsky (Pró-Reitor de Extensão) e Célia Moreira (Pró-Reitora de Administração e Finanças), recebeu os convidados, José Luiz de Araújo Leite Silva (Diretor Geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia) que representou o Secretario, Alexandre Cardoso; o Assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, Luis Antonio de Moraes Filho; o diretor do Arsenal de Marinha do Rio e Janeiro, Contra-almirante, Arthur Paraizo Campos; o coordenador da Escola Técnica do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Antonio Fernando Vieira Ney e os 1º Tenentes da Marinha, Mariana Passos Almeida e Renan Pereira dos Santos; os representantes do Sebrae RJ, Tânia Modolo Custodio e Renato Regazzi; a presidente do Instituto de Pesquisa da Zona Oeste, Nair Costa Muls; Ilson Soares, da Eletronuclear; Regina Isabel Nogueira, da Embrapa Agroindústria de Alimentos; Augusto Mota e Lucas Moreira, da Futura Ambiental.
Alunos, professores e convidados assistiram a apresentação do Clarinetesse, um grupo composto por quatro clarinetistas da Escola de Música de Marechal Hermes da Faetec, orientadas pela professora Tatiana Silva. Em seguida, o professor UEZO, Ronaldo Só Moutinho, interpretou um poema e um número musical ao violão, numa divulgação da Mostra Cultural UEZO que aconteceu à noite.
Em seguida, o Diretor de Patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Julio Castelo Branco Reis Moreira, falou sobre “Inovação, Invenções e Patentes”. Apresentando os dispositivos legais que tratam de inovação e propriedade industrial, o Diretor do INPI, explicou que, como uma autarquia federal, o Instituto é responsável por criar sistemas de propriedade intelectual que estimule a inovação.
De acordo com Julio Moreira, uma patente é um título de propriedade temporária, um acordo entre a sociedade e o inventor que garante que só ele pode ter o ganho social em sua invenção, com territorialidade e tempo definidos.
O tema foi amplamente debatido ao término da fala do Diretor do INPI. Alunos, professores e o próprio Reitor UEZO questionaram sobre os custos e as dificuldades enfrentadas pelos interessados em um registro de suas patentes.